ABORDAGEM
A Terapia Existencial Fenomenológica é uma abordagem da Psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredito que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.​
Essa abordagem surgiu em meados do século XIX, tendo como percursores: Edmund Husserl, Martin Heidegger, e Jean-Paul Sartre. A fenomenologia baseia-se na filosofia tradicional. Tem como preocupação central a descrição da realidade, é uma filosofia da vivência. O interesse para a Fenomenologia é o modo como o conhecimento do mundo se dá e se realiza para cada pessoa.
Já o existencialismo nos convida a refletir sobre a nossa propria existencia, assumindo a responsabilidade pelas nossas escolhas. É como se a vida fosse uma grande aventura, e cada um de nós o protagonista da nossa própria história.
Quando esses dois pensamentos se juntam temos então uma abordagem onde o homem é responsável por aquilo que é. "Não importa o que as circunstâncias fazem do homem, mas o que ele faz do que fizeram dele.” O existencialismo fenomenológico considera cada ser único e dono do seu destino.